quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Espetáculo Teatral "DESCALÇA?"



Espetáculo Teatral

Visando a difusão cultural da arte e a formação de platéia, o SESC Maringá em parceria com a Secretaria de Cultura de Maringá, traz à cidade o Espetáculo Teatral “Descalça?”; uma peça que será exibida pelo Grupo Beta de Teatro (ES) no projeto desenvolvido pela secretaria de cultura Convite ao Teatro. A realização dar-se-á na sexta-feira, dia 11 de fevereiro de 2011, no Teatro Barracão e será aberto ao público com idade mínima de 12 anos.

Espetáculo "Descalça?" (ES )
“Não se nasce mulher: torna-se”. A famosa frase de Simone de Beauvoir não resume este espetáculo, mas serve bem para apontar um de seus pontos cruciais. Sem dúvida, na construção da mulher, a relação mãe / filha é fundamental e é justamente o feminino – sua construção, seu lugar no mundo, sua condição – a partir dessa relação, o que o trabalho aborda. Nunca, num viés determinista em que a mulher mãe e a educação que dela provém fazem a mulher filha, mas na perspectiva de que a interação entre as duas é constitutiva de ambas. Para tanto, a psicanálise, a literatura e relatos pessoais foram tomados como referências. São histórias de 24 mulheres que serão interpretadas ou narradas por 02 atrizes.

Histórico do espetáculo


O espetáculo "Descalça?" É o primeiro trabalho do Grupo Beta de Teatro e é resultado de 2 anos de processo. O grupo partiu de uma idéia e iniciou pesquisa teórica e prática sobre o assunto, firmou parceria com o Grupo Z de teatro, cujos artistas participaram da montagem. Utilizaram-se do processo colaborativo de criação, por acreditarem na importância dos papéis de todos os artistas envolvidos no processo.

O espetáculo recebeu 02 prêmios para sua montagem: “Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008” e o "Edital de Residência Artística da Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo 2009".

Através deste Edital de Residência Artística, o espetáculo pôde trabalhar com a diretora paulista Aline Ferraz, que junto com Fernando Marques dirigiu o espetáculo.

Além dos prêmios de montagem, após a estréia, o espetáculo foi contemplado por mais dois prêmios, ambos de circulação: Prêmio Funarte de teatro Myriam Muniz 2010 e Edital de Circulação da Secretaria estadual de cultura do Espírito Santo.

O Prêmio Funarte de teatro Myriam Muniz 2010 promoverá a circulação do espetáculo por cinco regiões, em 9 cidades, com o total de 15 apresentações e bate-papos.



Ficha técnica completa do espetáculo:

Direção: Aline Ferraz e Fernando Marques

Dramaturgia: Fernando Marques

Elenco: Telma Smith e Lorena Campoi

Produção: Telma Smith e Lorena Campoi

Preparação corporal: Francina Flores

Cenário, figurino e adereços: Francina Flores

Concepção de Luz: Carla van den Bergen

Montagem e Operação de Luz: Daniel Boone

Operação de Som: Carla van den Bergen

Designer gráfico: Fernando Marques

Gravação de Violino: Eliézer de Almeida

Fotos: Ivna Messina





DIA 11 de fevereiro
Às 21h
No Teatro Barracão
IDADE MÍNIMA 12 anos
Isento de Custo
Duração: 40 minutos

INFORMAÇÕES: 44 3262-3232




ELENICE BERNARDINO RAMOS DE LIMA
Técnico de Atividades - SESC Maringá
44 3262-3232 Ramal 2762

Um comentário:

http://movimentoculturalcristao.blogspot.com/ disse...

O que mais me chamou atenção foi "E todos os discípulos disseram o mesmo, como é fácil dizer que temos um compromisso, mas difícil perceber o tamanho desta responsabilidade, incrível que não