sexta-feira, 18 de junho de 2010

JOSÉ SARAMAGO (1922-2010)




*um crítico daqueles... o mundo fica sem mais um daqueles que incomodam, que discordam, que questionam, não aceitam calados... como disse a Fran: "tanta gente pra morrer...!" Saramago, em uma de suas obras, Caim, afirma que a "Bíblia" é um manual de maus costumes e um catálogo do que há de pior na natureza humana... lá se vai mais um dos bons!


EXTRAÍDO DO BLOG DA DALI!

Saramago
Grande trabalho!

Conheçam o filme documentário de João Jardim, "Janela da Alma". Saramago apresenta seu brilhantismo ao refletir sobre a visão que temos do mundo.

Conta que um dia estava num restaurante em Lisboa, sozinha, e pensou: e se fôssemos todos cegos? No segundo seguinte, como ele mesmo diz, se respondeu: mas estamos todos cegos! Cegos da razão, cegos da sensibilidade. Cegos de tudo aquilo que faz de nós não um ser razoavelmente funcional no sentido das relações humanas, mas ao contrário, é um ser agressivo, egoísta, um ser violento. Isso é o que nós somos! E o espetáculo que o mundo nos oferece é precisamente esse, um mundo de desigualdade, um mundo de sofrimento, sem justificação. Ou pior, com explicação, podemos explicar o que se passa, mas não tem justificação!

E a parte do filme que considero mais brilhante:

"O que eu acho é que nós nunca vivemos tanto na caverna de Platão como hoje. Hoje é que estamos a viver de fato na caverna de Platão. Porque as próprias imagens que nos mostram na realidade, de uma maneira substituem a realidade. Nós estamos num mundo que chamamos audiovisual, nós estamos efetivamente a repetir a situação das pessoas aprisionadas, acorrentadas na caverna de Platão, olhando em frente, vendo sombras e acreditando que essas sombras são realidade. Foi preciso passarem todos esses séculos para que a caverna de Platão aparecesse finalmente num momento da história da humanidade que é hoje! E vai ser, e vai ser cada vez mais!"

Vale a pena conhecer!



pra quem tem preguiça de ler ou gosta de ver!







PRA LER e VER!
- Livros de Saramago nos sebos do Brasil;
- REVISTA BRAVO 2010
- documentário Janela da Alma, completo;
- Trecho de ''Levantando do Chão'' (1980), de José Saramago;
- "José Saramago e António Lobo Antunes - O Fla-Flu dos Romancistas";

Nenhum comentário: