quarta-feira, 21 de setembro de 2011

AS MULHERES E A FILOSOFIA

É o registro de um bate-papo franco e aberto, realizado com mulheres ligadas à filosofia em uma tarde ensolarada no interior do Estado de São Paulo. A Jambeiro Filmes e a co-realizadora Marília Mello Pisani agradecem à Universidade São Judas Tadeu pelo apoio.

As Mulheres e a Filosofia from jambeirofilmes on Vimeo.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Porque excluir nem sempre é um ato consciente

Por esses dias, fui ao mercado comprar itens necessários pra minha sobrevivência. Passei alguns segundo guardando itens comprados fora do mercado no "guarda-volumes", o qual somente pode ser utilizado se, e somente se, o cliente ir ao segurança pedir a chave do guarda-volumes. Detalhe, isto está explicado num cartaz imenso, colado na parede de frente pro guarda-volumes. Sempre me incomodou essa ideia de ter q retirar a chave com o segurança, mas não sabia exatamente o porquê, pensava que era porque eu estava sendo controlada e/ou porque sou ranzinza! rs Quando fui retirar minhas coisas do guarda-volumes, encontrei uma senhora, olhando para os armários. Ela olhou todos e passou os olhos pelo cartaz. Mas, não foi retirar a chave com o segurança. Pensei: "será que ela não consegue achar o armário que ela guardou as coisas dela?!". Retirei minhas coisas do armário, retirei minha chave e fui devolver pro segurança. Foi quando entendi porque aquele cartaz me incomodava. A senhora viu o cartaz, mas como não sabia ler, não foi retirar a chave com o segurança. Voltei e perguntei à ela se queria guardar as sacolas, ela disse que sim, então, contei o segredo de onde estava a chave dos armários. Saí do mercado desconsolada e pensei em várias coisas que um/uma analfabeto (a) deixa de fazer porque não compreende. Saber que há uma mensagem e não conseguir compreende-la deve ser um castigo. Isso pensando que o castigo da ignorância nos leva a cometer atos e infrações, por vezes, graves. A senhora não sabia ler e isso não permitia guardar suas coisas num guarda-volumes de mercado, onde mais ela foi excluída?! Pode parecer um absurdo que em pleno século XXI exista pessoas analfabetas no Brasil e no mundo. Pensei sobre a senhora, pensei sobre a educação, acabei pensando na educação feminina. Lembrei do texto da Guacira Lopes Louro, Prendas e antiprendas: uma escola de mulheres. Resgatei na memória textos que li numa disciplina de "Políticas Públicas" no mestrado, ano passado, que diziam sobre o início do acesso das mulheres às escolas. Cheguei à conclusão de que somos limitadas ao convívio em sociedade quando não sabemos ler e escrever, mas também somos limitados por saber ler e escrever, pois não conseguimos expressar aquilo que é escrito à alguém que não sabe ler. Como expressar a informação de que se deve retirar a chave do guarda volumes com o segurança sem a escrita ou a fala?! Se alguém conseguir, por favor, me avise! Sou limitada e não consegui pensar em nada!

sábado, 3 de setembro de 2011

NUMA SEMANA QUE OS ESTUDANTES DA UEM DÃO SHOW, PROFESSOR DA UEM E INTEGRANTE DA CVU DÁ "SHOW" TAMBÉM

Na semana em que os estudantes da UEM deram um show de ética e respeito, professor da UEM e integrante da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) acaba "soltando o verbo" sobre as professoras Marta Bellini e Angela Caniato no Café Machiatto. Infelizmente para o professor língua solta, as falas dele e de quem estava com ele foram gravadas... lamentável que este tipo de comentário seja feito por colegas de trabalho na UEM. Se bem que já vi coisas BEM estranhas acontecerem por lá e TODO mundo se calar, em nome da instituição, pra não "sujar" o nome da instituição. Mas, chamar professoras da instituição de safadas e bandidas... ahhh... isso pode! E agora, UEM?! Quem poderá te ajudar?!!? sinto vergonha... aliás, há muito tempo sinto vergonha de ser estudante da UEM, pois o modo como os gestores direcionam a verba pública e os processos são quase sempre no "jeitinho"... me orgulhei dos estudantes essa semana, pra voltar a sentir vergonha... VERGONHA, PROFESSORES! VERGONHA! vcs têm? AGORA, QUERO VER O QUE ACONTECERÁ COM ESTE PROFESSOR QUE OFENDE E AGRIDE AS PROFESSORAS!!! DO BLOG DA MARTA BELLINI, COM O TÍTULO: "NO BREJO DA MÁ-RINGÁ, LÍNGUA SOLTA..." "A Marta Bellini é bandida, é safada... palavras ditas agora a tarde por um professor da Universidade Estadual de Maringá no Machiatto, um lugar onde toma-se um bom café na cidade de Maringá. Mas é um lugar pequeno onde a voz desse exaltado professor aliado do reitor da Universidade, professor que trabalha na CVU (seção de vestibular da UEM), foi gravada por minha filha que lá também estava e ouviu (revoltada) a conversa do rapaz com mais três professoras e a filha de uma delas. A conversa: - a Marta Bellini e a Angela Caniato querem tomar o lugar do reitor da UEM (como fossemos nós as golpitas de plantão, não professor E. A. de T.?). - são duas bandidas e safadas. A Angela Caniato é uma burguesinha que mora em uma casa de um quarteirão (professor E., que exagero! Isso não é verdade. E se fosse?). - os alunos são baderneiros e cachaceiros que fumam ... no "meu tempo fumar era cool, era diferente... agora quem fuma ajuda o tráfico".... (oh, my god, será que o professor quer dizer que ele fumou quando era cool? Ele um dia foi cool?) - os estudantes queriam falar muito na TV Globo...eu não, quando dei entrevista sobre o vestibular, falei tudo direitinho para que a Globo não precisasse editar ..(hum, que professor bonzinho!)... eles não... Uma das professoras se gabava ao dizer que depois que ela fez cirurgia no joelho os alunos não gostam das aulas dela, que não está dando boas aulas. A filha de uma das professoras (aluna da UEM) dizia: é os alunos reclamam da fila, mas isso não é nada.... É bem a cara da base aliada da Universidade. É bem feio. É bem da SOBERBA DE BREJO. Precisamos dar mais educação aos educadores. Gabar-se em público e difamar duas professoras que não se aliam ao estado de coisas da administração da universidade é crime. Mas parece que o exaltadinho professor não está nem aí. Enfim, quem muito fala mal dos outros dá bom dia a cavalo. E a internet existe para desmascarar esse tipo de coisa feia. O vídeo com a voz será avaliado e com alto e bom som, poderei mostrar como que é um certo setor da universidade. P.S. Foi o mesmo professor que disse a um colega do mesmo departamento que eu e as pessoas que estão com processo administrativo fomos responsáveis pela extinção de uma área da capes, a área 46. E disse ainda que foi o reitor que comentou com ele isso. Soberba de brejo." O DIÁRIO ONLINE: "PROFESSORA DA UEM DIZ TER SIDO XINGADA EM LOCAL PÚBLICO"

LAERTE: aos politicamente incorretos

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

AO MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO MANUEL GUTIÉRREZ

A TODOS OS ESTUDANTES DA UEM QUE PARTICIPARAM DO MOVIMENTO!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ocupação da reitoria da UEM




Há exatos SETE dias, o movimento estudantil da Universidade Estadual de Maringá (UEM) ocupou a Reitoria da UEM: Movimento de Ocupação Manuel Gutiérrez Reinoso. As razões, muitas foram as razões (veja abaixo). Foram chamados pela mídia local de "baderneiros (as)". No dia da ocupação, "os (as) baderneiros (as)" reuniram 500 estudantes pra protestarem e ocuparem a reitoria, no dia 25 de agosto, quinta-feira.
Se organizaram com comissões que ficaram responsáveis tanto pela alimentação dos acampados na reitoria quanto pela limpeza e atividades culturais, aulas foram ministradas, palestras e assembléias todos os dias as 17 h 30 min.
Ainda no dia 30/08, o movimento "baderneiro" se reuniu com o reitor, Júlio Santiago Prates Filho, e o Secretário da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Alípio Leal Neto, em Curitiba. Enquanto alguns representantes foram a Curitiba para esta reunião, o movimento reunia dois mil alunos pra caminharem pela Educação Pública.
Hoje, primeiro de setembro, depois de algumas horas de reunião com o Reitor, o movimento de ocupação conseguiu que suas reivindicações fossem aceitas na íntegra. Em assembléia no final da tarde, o movimento decidiu pela desocupação. Entregarão as chaves da reitoria amanhã (02/09), as 8 horas, com uma coletiva para a imprensa!

Vale a pena dar uma olhadinha no blog do Movimento.





PAUTA DE REIVINDICAÇÕES E DECISÕES ACORDADAS


Reivindicação: CONSTRUÇÃO DE NOVOS BLOCOS E FINALIZAÇÃO DOS BLOCOS JÁ INICIADOS COM QUALIDADE ADEQUADA
Resposta:
- Já estão assegurados recursos para continuidade das obras
Meta é concluir as obras iniciadas
Garantia de recursos para as etapas seguintes da Casa do Estudante
Contra-proposta:
- Garantir o término de três blocos até o fim do ano de 2011.
- Iniciar licitação da segunda fase da Casa do Estudante em março de 2012.

Reivindicação: ABERTURA DE CONCURSOS PARA PROFESSORES EFETIVOS, VIGILANTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS
Resposta:
Compromisso de agilizar e garantir as contratações de servidores
Contra-proposta:
Preenchimento de 75% do total das vagas necessárias para suprir a demanda de professores efetivos na Universidade, conforme necessidade de cada Departamento e curso.
Preenchimento de todas as vagas ociosas relativas ao corpo docente (decorrente de falecimento, aposentadoria ou exoneração) da Universidade.
Nomeação imediata de todos os docentes que já passaram pelo processo seletivo e aguardam convocação.
Contratação de trinta (30) funcionários.
Garantia: compromisso da SETI com estas contratações.


Reivindicação: TRANSFORMAÇÃO DAS BOLSAS TRABALHO EM BOLSAS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO
Resposta:
-Encaminhar para decisão interna a mudança gradativa à medida que agentes universitários serão contratados
Bolsa-Trabalho a ser concedida com base em indicadores sociais dos estudantes e plano de atividades acadêmicas.
Contra-proposta:
Transformar 100 (cem) bolsas-trabalho em bolsas-pesquisa até junho de 2012.
A partir do ano que vem, organizar toda a seleção dos bolsistas através de um processo de seleção que leve em consideração a condição sócio-econômica dos mesmos.

Reivindicação: REDUÇÃO DO PREÇO PRATICADO PELAS COPIADORAS DENTRO DO CAMPUS SEDE E DOS CAMPI REGIONAIS PARA R$ 0,07 A FOLHA COPIADA
Resposta:
- SETI informa que o Governo do Estado está vendo a possibilidade de fazer nova licitação geral para copiadoras; se for conveniente, as Universidades poderão se utilizar
Matéria encaminhada ao CAD, para deliberação
Contra-proposta:
- Que o reitor garanta, através de ato executivo, o preço de R$0,07 por cópia ou marque uma reunião do CAD que se comprometa a defender esta reivindicação.

Reivindicação: GARANTIA DE PARTICIPAÇÃO E TRANSPORTE EM SAÍDAS DE CAMPO, CONGRESSOS E VISITAS TÉCNICAS
Resposta:
Secretário comunicou a liberação de ônibus novo para o Câmpus-Sede e gradativa dotação de ônibus para os demais campi da UEM.]
Contra-proposta:
- Manter a liberação do ônibus até o fim deste ano e que até o final de 2012 sejam lotados os ônibus nas extensões.

Reivindicaçâo: MANUTENÇÃO E AUMENTO DO NÚMERO DE BEBEDOUROS E LIXEIRAS
Resposta:
-Sendo providenciados
Contra-proposta:
- Se comprometer com o prazo estabelecido até o fim deste ano (2011).

GARANTIA DE EQUIPAMENTOS E INFRAESTRUTURA SEGUNDO A NECESSIDADE DE CADA CURSO, MOBILIÁRIO ADEQUADO EM TODOS OS BLOCOS PARA ASSEGURAR A QUALIDADE DOS CURSOS E E A SAÚDE DOS ESTUDANTES E PROFESSORES
Criar um programa, na SETI, de apoio aos cursos de graduação, mediante diagnóstico e demanda apresentados pelos Pró-Reitores de Ensino das Universidades
Contra-proposta:
Que o programa da SETI contemple representação estudantil. Propomos que o número de representantes discentes por Universidade seja de 2 (dois).
Garantia da SETI.

Reivindicação: CONSTRUÇÃO DA CONCHA ACÚSTICA E OUTROS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA, NO CAMPUS SEDE E NOS CAMPI REGIONAIS
Resposta:
- Foi feita licitação, houve divergências: o palco é pequeno para eventos de maior porte
Combinado que serão ouvidos setores interessados, visando à elaboração de novo projeto, se for o caso
Contra-proposta:
Que a reitoria se comprometa com um prazo para o início da licitação da obra. Sugerimos que seja até maio de 2012.

Reivindicação: FIM DE TODAS AS TAXAS, INCLUSIVE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU
Resposta:
Criar grupo de trabalho, com a participação de estudantes, para encaminhamento da matéria ao CAD
Contra-proposta:
Que a reitoria demonstre uma proposta de isentar os alunos que provem que não podem pagar de todas as taxas da Instituição.
Que seja feita uma proposta ao CAD para a progressiva extinção das taxas.


Reivindicação: AQUISIÇÃO DE MAIS LIVROS PARA AS BIBLIOTECAS DE ACORDO COM A NECESSIDADE DOS CURSOS NO CAMPUS SEDE E NOS CAMPI REGIONAIS
Resposta:
- De acordo
A SETI, juntamente com a Reitoria, viabilizará recursos, para o atendimento
Contra-proposta:
- Que a reivindicação seja atendida até o início do ano letivo de 2012.

MAIS VERBAS PARA A LICITAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA SEGUNDA E TERCEIRA ETAPAS DA CASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO
- Já informado anteriormente

Reivindicação: CONTRATAÇÃO DE SEIS FUNCIONÁRIOS PARA O RESTAURANTE UNIVESITÁRIO E A OPÇÃO DE ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA TODOS OS DIAS
-Resposta:
Ofício 557/2011 GRE: garantia de encaminhamento, pela SETI
Contra-proposta:
- Garantia de um complemento alimentar vegetariano para todos os alunos, todos os dias da semana.

Reivindicação: BOLSA DE AUXILIO INCLUSÃO PARA TODOS OS ESTUDANTES QUE NECESSITEM DE SUBSÍDIO DE ACORDO COM SUA RENDA, ASSEGURANDO TODAS AS REFEIÇÕES NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO, BEM COMO O SUBSÍDIO DE QUINHENTAS CÓPIAS E DUZENTAS E CINQUENTA IMPRESSÕES MENSAIS
Resposta:
Estas reivindicações constam da proposta de Assistência Estudantil que a SETI e as IEES estão propondo ao Governo Federal
Contra-proposta:
Criação imediata de 15 (quinze) vagas deste auxílio aos estudantes que atualmente trabalham no Restaurante Universitário.
Ampliação de 50 (cinqüenta) vagas a partir do início do ano de 2012.
Criação de 15 (quinze) vagas para os campi regionais, assim que entre em vigor o programa de alimentação subsidiada.
Reivindicação: CONSTRUÇÃO DO RU-2 E RU NOS CAMPI REGIONAIS
Resposta:
- Ampliação do RU para 2012
Adequação de espaço físico nos Campus Regionais, com a viabilização da alimentação, por meio de edital de licitação.
Contra-proposta:
Licitação para a obra de ampliação do Restaurante Universitário até o início de 2012.
Realização imediata da licitação nas extensões e conclusão das obras de construção do R.U. nas extensões até o fim de 2013.
Imediato início da elaboração do projeto do R.U. II, com previsão de conclusão das obras até o fim de 2013.

Reivindicação: REVERSÃO DO CORTE DE VERBAS! 10% DO PIB PRA EDUCAÇÃO DE FORMA IMEDIATA E VIS AMPLIAÇÃO DA TRIBUTAÇÃO SOBRE AS GRANDES FORTUNAS, POR UM PLANO ESTUDANTIL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COM RUBRICA ESPECÍFICA DE 400 MILHÕES DE REAIS
Resposta:
- Foi aprovada uma emenda no início do ano para suprir os 38% da Universidade, via remanejamento. (Nota do Movimento M.G.: esta verba muito dificilmente virá apenas com essa emenda, por isso fizemos a proposta do secretário, junto ao reitor, pedir ao governo federal uma suplementação no orçamento)
Apoio integral à reivindicação, ao Governo Federal, de 10% do PIB para Educação.
Contra-proposta:
Compromisso da SETI com o prazo de novembro de 2011 para o envio da verba cortada do orçamento da Universidade.
Encaminhamento de um ofício da SETI para o MEC até o final de setembro exigindo 10% da destinação do PIB para a educação pública imediatamente, com cópia de recebimento ao DCE-UEM.


Reivindicação: BOLSAS PARA TODOS DO MESTRADO E DOUTORADO
Resposta:
Garantia de ampliação, pela Fundação Araucária, e ampliação, mediante negociação, com a CAPES e CNPq
Contra-proposta: não há.

Reivindicação: AUMENTO DO VALOR DAS BOLSAS
Resposta:
- Mantido o valor da bolsa em R$ 300,00 mensais, conforme resolução do CAD
Estudos visando à possibilidade de aumento de valor
Contra-proposta:
- Apresentar uma proposta de aumento no valor das bolsas na discussão do orçamento do ano que vem, visando equiparar o valor-hora de todas as bolsas tendo por base as bolsas de pesquisa do CNPq.

Reivindicação: INSTALAÇÃO ADEQUADA E RECURSOS PARA OS PÓS-GRADUANDOS DESENVOLVER A PESQUISA
Resposta:
De acordo, mediante editais da Fundação Araucária
Contra-proposta: não tem.
Reivindicação: COTAS DE XEROX E IMPRESSÃO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO
-Resposta:
Matéria a ser encaminhada ao CAD
Contra-proposta:
- Se comprometer com a defesa de um parecer favorável frente ao CAD.

Reivindicação: CRITÉRIOS CLAROS NA SELEÇÃO E NA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS NA PÓS-GRADUAÇÃO
Resposta:
Regulamento dos programas
Contra-proposta:
- Instituição de uma proposta de cotas sociais para a distribuição de bolsas de mestrado.
Reivindicação: CASA DO ESTUDANTE TAMBÉM PARA O PÓS-GRADUANDO
Resposta:
Alunos da pós-graduação também poderão ter acesso à Casa do Estudante
Contra-proposta: ---

Reivindicação: CENTRO DE TRADUÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Resposta:
Uso do ILG e estudos junto ao CCH visando à criação de um Centro
Contra-proposta:
Contratação de estagiários do curso de Letras para lecionar no Instituto.
Isenção de taxas e mensalidades para a comunidade acadêmica.
Reivindicação: GARANTIA DE NÃO CRIMINIZAÇÃO DA OCUPAÇÃO! CONTRA A PRESENÇA DA POLÍCIA NO CAMPUS!
Resposta:
- Segundo o Reitor, a partir do momento em que as negociações, baseadas no diálogo, não surtirem efeito, e a Universidade passar a ter prejuízos, como a perda de recursos, pareceres e soluções que dependam da Reitoria, será preciso uma ação que garanta a reintegração de posse. "Como gestor, sou responsável pelo andamento de todas essas questões, por isso tenho de ter moralidade, ética, eficiência, legalidade e transparência, princípios que regem a administração pública", enfatizou
- Para o Secretário, o diálogo permanente com os representantes das Universidades é fundamental, para que o Governo consiga melhorar, cada vez mais, a Educação, no Estado. Ele se dispôs a receber os estudantes de todas as Universidades, periodicamente, e destacou a ideia de implementar, no Sistema Estadual de Educação, política unificada e de qualidade para todos os níveis de ensino, enfatizando que a participação de todos os estudantes é importante, nesse processo.

Contra-proposta:
- Garantir a não abertura de processos internos ou externos contra qualquer membro da comunidade acadêmica que participou da ocupação da reitoria. Como estudantes, somos responsáveis pelo acompanhamento de todas estas questões, por isso temos de ter moralidade, ética, eficiência, legalidade, transparência e garantia de não criminalização desta luta legítima pela educação pública, luta que é de toda a sociedade.

domingo, 5 de junho de 2011

ESCREVA LOLA ESCREVA!




LAMENTAVELMENTE AQUELES QUE DEFENDEM O DIREITO DE LIVRE EXPRESSÃO, NO BRASIL, SÃO EXATAMENTE AQUELES QUE VÃO CONTRA ESSE DIREITO QUANDO RECEBEM CRÍTICAS! NESSE CASO, A PESSOA QUE CRITICOU CALUNIOU, INJURIOU E DIFAMOU O OUTRO! VOCÊ PODE CRITICAR, DESDE QUE VOCÊ DÊ RISADA NO FINAL QUE TRADUZA A SEGUINTE IDEIA: "É SÓ HUMOR, É SÓ UMA PIADA!"
AHHHH QUE MUNDO HIPÓCRITA E SEM SENTIDO!

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAAHHAHAAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA... (estou falando sério!)

EXTRAÍDO DO BLOG DA LOLA: ESCREVA LOLA ESCREVA
EXTA-FEIRA, 3 DE JUNHO DE 2011
TAS ACHA QUE ME PROCESSAR É ASSUNTO PESSOAL

Acabei de ser informada via Twitter de uma matéria no Comunique-se: 1o Caderno, com o título “Polêmica entre Marcelo Tas e blogueira: apresentador não nega processo contra professora”. A matéria de Anderson Scardoelli, que estranhamente não me contatou para ouvir o meu lado (embora utilize meus posts para resumir o que falei), faz um resumo do que aconteceu. É a primeira vez, que eu saiba, que Tas se pronuncia sobre o assunto. E sua posição é que isso não é notícia. Pra mim é. Afinal, eu que fui ameaçada com um processo!
Bom, considero uma contradição que ele se diga prejudicado, pois, ao mesmo tempo em que está “chateado”, também se vangloria de ter aumentado seu número de seguidores no Twitter. Ele fala disso na matéria, e num tweet de ontem:Mas o que fico pasma mesmo é como ele acha que falar de uma ameça de processo contra quem quer que seja não é notícia, é um assunto pessoal. Quando ele é vítima de ameaças contra sua liberdade de expressão, aí sim é notícia, né? Mas quando é alguém que ele quer calar, então é particular. Tas tem uma maneira peculiar de encarar a liberdade de expressão: para defendê-la em seu favor ele faz em público; para ameaçar, ele faz em privado.
Considero essa uma atitude hipócrita. Por que @s leitor@s e espectador@s de um dos arautos da liberdade de expressão não têm o direito de saber quando ele ameaça uma blogueira com um processo?
E sim, considero que ameaçar alguém com um processo, embora seja um direito legítimo, é uma tentativa de coerção e de intimidação. E das mais usadas. Não estamos falando de uma pessoa processando outra. Estamos falando de uma pessoa com toda uma máquina de advogados processando outra. Que não fez nada além de manifestar sua opinião sobre o programa (porque, como já disse, apenas o citei uma vez no post). As palavras de Tas no email me soaram como uma mostra de arrogância, um exemplo de “você sabe com quem está falando?”. Foram essas:
“Você vai aprender através de um processo por calúnia e difamação a ser mais responsável com o que publica, esta troca de e-mails documenta a minha tentativa de dialogo com voce antes de tomar o caminho da Justiça”.
Que fique claro: Tás não está sendo reprovado (se é que está) pela opinião pública pelas asneiras ditas no CQC 3.0, apesar do apresentador querer se desvencilhar do programa, quando lhe convém. Meu texto criticando a misoginia explícita que o CQC mostrou contra a anatomia feminina ficaria restrito ao meu círculo de leitor@s (que não é tão pequeno, com as 150 mil pageviews por mês do meu blog), mas que nem de longe se compara à audiência de um programa de TV. Certamente as mães ativistas que participarão dos próximos mamaços (veja aqui a agenda) se lembrariam do que os integrantes do CQC acham delas, que ousam amamentar em público. Não necessariamente por causa do meu blog, mas porque a maior parte das mães que viu o programa (veja aqui) sentiu-se muito ofendida. E esse argumento de “é só humor, é só uma piada” é tão leviano, não? Quer dizer que se eu dissesse tudo o que disse do CQC e incluísse no final um “Ha ha, não levem tão a sério, vão ver a vida lá fora, eu só estava brincando” eu não seria ameaçada de processo? Quem fala essas besteiras de "é só uma piada, é só um filme, é só um livro" nunca ouviu falar de toda uma área de pesquisa chamada Análise do Discurso.
O jeito como o CQC tratou da amamentação em público revoltou muita gente, eu inclusa, mas o que realmente mobilizou a rede, em sua maioria contra o Tas (eu acho, não tenho os números das pesquisas em mãos), não foi isso — até porque, para muitos que viram o vídeo, ele não entrou nas brincadeiras de Rafinha e Luque para ofender as mães e seus corpos. O que revoltou o pessoal foi ele ter me ameaçado de processo. Não é muito difícil de entender. E por que isso é polêmico? Porque a ameaça partiu do Tas, que geralmente é associado a movimentos pró-liberdade de expressão. Só que as pessoas não são bobas: elas enxergam a contradição aí, os dois pesos, duas medidas. Acho que até os espectadores do CQC são capazes de ver essa contradição.
Reitero que da minha parte, sou 100% a favor da liberdade de expressão. Nunca processei ninguém, nunca ameacei alguém de processo, nunca quis censurar ninguém. E meu blog está sempre aberto para ouvir “o outro lado”, através de guest posts ou de comentários. E, embora eu seja uma só mulher, sem programa de TV, com um emprego de professora que nada tem a ver com meu blog, sei que conto com o apoio de milhares de pessoas cansadas da arrogância das celebridades e do velho e autoritário “Você vai aprender através de um processo”. Esta luta não é só minha.

P.S.: Pra quem acha que estou tentando me promover com este caso, aviso que desde janeiro de 2008 escrevo diariamente neste blog. São 2195 posts, 1.7 milhão de visitas, 2.9 mi de pageviews, que renderam 53 mil comentários de leitor@s inteligentes, divertid@s, que sabem se expressar (ao contrário, e digo isso com pesar, do que parece ser o público-alvo do CQC). Um dos meus principais assuntos no blog é crítica da mídia. Realizo, aliás, um curso de extensão aberto à comunidade sobre este tema. O blog é o único espaço que tenho para me manifestar. E vou usá-lo para informar às leitor@s de cada passo do tal processo. Isso, sim, é acesso à informação. É liberdade de expressão. Porque eu não considero esse um assunto privado.



POSTED BY LOLA ARONOVICH AT 16:09
LABELS: CENSURA, LIVING LA VIDA LOLA, MÍDIA