Ausências, presenças, tentativas, fracassos, dúvidas, erros, acertos, movimento, repouso, acelerado, retrógrado, composto, simples, uno, múltuplo, convexo, côncavo, estreito, largo, comprido, curto, longo, cheio, vazio, saudável, enfermo, átomo, molécula, diversão, cultura, trabalho, profissão, dinehiro, década, século, milênio, livro, arte, música, dança, fotografia, ilustração, cartoon, drogas, sexo, sexualidades, algodão, seda, reta, curva, retorno, um espaço pra tudo!
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Espetáculo Teatral "DESCALÇA?"
Espetáculo Teatral
Visando a difusão cultural da arte e a formação de platéia, o SESC Maringá em parceria com a Secretaria de Cultura de Maringá, traz à cidade o Espetáculo Teatral “Descalça?”; uma peça que será exibida pelo Grupo Beta de Teatro (ES) no projeto desenvolvido pela secretaria de cultura Convite ao Teatro. A realização dar-se-á na sexta-feira, dia 11 de fevereiro de 2011, no Teatro Barracão e será aberto ao público com idade mínima de 12 anos.
Espetáculo "Descalça?" (ES )
“Não se nasce mulher: torna-se”. A famosa frase de Simone de Beauvoir não resume este espetáculo, mas serve bem para apontar um de seus pontos cruciais. Sem dúvida, na construção da mulher, a relação mãe / filha é fundamental e é justamente o feminino – sua construção, seu lugar no mundo, sua condição – a partir dessa relação, o que o trabalho aborda. Nunca, num viés determinista em que a mulher mãe e a educação que dela provém fazem a mulher filha, mas na perspectiva de que a interação entre as duas é constitutiva de ambas. Para tanto, a psicanálise, a literatura e relatos pessoais foram tomados como referências. São histórias de 24 mulheres que serão interpretadas ou narradas por 02 atrizes.
Histórico do espetáculo
O espetáculo "Descalça?" É o primeiro trabalho do Grupo Beta de Teatro e é resultado de 2 anos de processo. O grupo partiu de uma idéia e iniciou pesquisa teórica e prática sobre o assunto, firmou parceria com o Grupo Z de teatro, cujos artistas participaram da montagem. Utilizaram-se do processo colaborativo de criação, por acreditarem na importância dos papéis de todos os artistas envolvidos no processo.
O espetáculo recebeu 02 prêmios para sua montagem: “Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008” e o "Edital de Residência Artística da Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo 2009".
Através deste Edital de Residência Artística, o espetáculo pôde trabalhar com a diretora paulista Aline Ferraz, que junto com Fernando Marques dirigiu o espetáculo.
Além dos prêmios de montagem, após a estréia, o espetáculo foi contemplado por mais dois prêmios, ambos de circulação: Prêmio Funarte de teatro Myriam Muniz 2010 e Edital de Circulação da Secretaria estadual de cultura do Espírito Santo.
O Prêmio Funarte de teatro Myriam Muniz 2010 promoverá a circulação do espetáculo por cinco regiões, em 9 cidades, com o total de 15 apresentações e bate-papos.
Ficha técnica completa do espetáculo:
Direção: Aline Ferraz e Fernando Marques
Dramaturgia: Fernando Marques
Elenco: Telma Smith e Lorena Campoi
Produção: Telma Smith e Lorena Campoi
Preparação corporal: Francina Flores
Cenário, figurino e adereços: Francina Flores
Concepção de Luz: Carla van den Bergen
Montagem e Operação de Luz: Daniel Boone
Operação de Som: Carla van den Bergen
Designer gráfico: Fernando Marques
Gravação de Violino: Eliézer de Almeida
Fotos: Ivna Messina
DIA 11 de fevereiro
Às 21h
No Teatro Barracão
IDADE MÍNIMA 12 anos
Isento de Custo
Duração: 40 minutos
INFORMAÇÕES: 44 3262-3232
ELENICE BERNARDINO RAMOS DE LIMA
Técnico de Atividades - SESC Maringá
44 3262-3232 Ramal 2762
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
O que mais me chamou atenção foi "E todos os discípulos disseram o mesmo, como é fácil dizer que temos um compromisso, mas difícil perceber o tamanho desta responsabilidade, incrível que não
Postar um comentário