Ausências, presenças, tentativas, fracassos, dúvidas, erros, acertos, movimento, repouso, acelerado, retrógrado, composto, simples, uno, múltuplo, convexo, côncavo, estreito, largo, comprido, curto, longo, cheio, vazio, saudável, enfermo, átomo, molécula, diversão, cultura, trabalho, profissão, dinehiro, década, século, milênio, livro, arte, música, dança, fotografia, ilustração, cartoon, drogas, sexo, sexualidades, algodão, seda, reta, curva, retorno, um espaço pra tudo!
domingo, 1 de fevereiro de 2009
Por uma comédia!
Em algum dia da minha graduação estudei o teatro grego. Li alguma tragédia e li alguma comédia. A comédia era considerada por Aristóteles, na "Poética", como um gênero menor. Entretanto, as peças cômicas eram grande sucesso popular. Entre as comédias gregas que ainda são editadas encontra-se, em particular, a peça de Aristófanes: "Lisístrata: A greve do sexo".
A peça remete ao fato histórico ocorrido por volta de 415 a.C., quando os atenienses enviam a Segesta tropas de auxílio, a qual luta contra Selionte que tinham como aliados as tropas de Siracusa. Os atenienses são derotados. Em meio a guerra civil, surge o texto de Aristófanes, satírico e, as vezes, absurdo ou burlescos, por outras, obseno. Mas, muito divertido! Neste texto, por meio de recursos cômicos é possível perceber o poder do sexo e a privação do mesmo. Vale a pena ler e se divertir!
Divirta-se!
Leia mais!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário